Sobre o 11 de Setembro e a cronologia cíclica

Todos os anos são iguais. As pessoas postam algo nas redes sobre o golpe em Allende no Chile, o atentado às torres gêmeas e a independência da Catalunha. Repetidamente, as mesmas pessoas, todos os anos. O que é algo super apreciável, há dois anos eu passei o dia todo assistindo, lendo e compartilhando sobre o Allende no Facebook. Aquele exército de militantes virtuais desocupados, eu posso ser um deles nessa esfera pública virtual.

11 de Setembro é uma data mais significativa que o natal, por exemplo. Mas se repete como se fosse um ciclo nas redes sociais, todos os anos. Na vida temo em ser repetitivo nos anos seguintes. Muitas vezes me peguei ouvindo Pink Floyd pelas primaveras, ano após ano. Mas desapeguei, posso ouvir Pink Floyd quando der vontade, não importa o mês, não vale nem se for coincidência.

Podiam fazer um feriado em 11 de setembro. Cada qual relembra sua tragédia favorita, com o intuito de fortalecer uma luta legítima. Um feriado pra todas as datas trágicas em que a humanidade oprimiu e matou alguém, um número muito grande de inocentes. Podiam banir o natal e substituir pelo 11 de Setembro, seria muito mais moderno e verossímil. “O dia em que a humanidade sucumbiu à opressão”, poderíamos dizer.

Tem também aqueles que tentam lembrar o que eles fizeram no 11 de setembro anterior, ou que viram o atentado na TV antes de ir pra escola, ou que eram crianças quando Allende e o Chile caíram. Tem os milhares de catalães que saem às ruas lembrando o dia que foram dominados pela Espanha no século XVIII. Neste ano resolvi lembrar que estava em Londres há dois anos, visitando o túmulo de Karl Marx e Eric Hobsbawm.

Quantos 11 de Setembros não existem aí pelos calendários? E a data de quando a humanidade lutou bravamente contra a opressão e venceu? Vivemos uma vida calendarizada, cíclica, dialética, porém líquida e o eterno retorno é uma ilusão.

Anúncios
Sobre o 11 de Setembro e a cronologia cíclica

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s